segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Conhecendo o coração

Rachel estava iniciando sua carreira na medicina e começou a atender os seus próprios pacientes.
A primeira pessoa que lhe coube atender foi uma viúva de 84 anos, com uma insuficiência cardíaca das mais simples.
Era a paciente ideal para alguém que não tinha muitos conhecimentos.
Uma doença de fácil tratamento.
O diagnóstico foi preciso:
ela sofria de doença coronariana.
Rachel conseguiu elaborar um plano de tratamento, prescrevendo dois medicamentos.
Em poucas semanas de tratamento, a paciente não se queixou mais de falta de ar, a tolerância aos exercícios começou a melhorar e o inchaço dos tornozelos diminuiu.
Estranhamente, embora Rachel exultasse de felicidade com a sua vitória, a paciente se mantinha sem nenhuma alegria.
A jovem médica pensou que provavelmente isso se devia à sua idade avançada.
No mês de dezembro, Rachel a dispensou da clínica.
Deu-lhe somente um medicamento para ir tomando e recomendou-lhe que voltasse em seis meses, para reavaliação.
Enquanto escrevia a sua primeira receita, Rachel sentia que estava se tornando uma médica de verdade.
No início de março, entretanto, a senhora retornou para a consulta.
Era a terceira paciente do dia.Enquanto atendia as primeiras, Rachel pensava em que erro teria cometido, pois tinha certeza que a paciente deveria estar de novo com um quadro de insuficiência cardíaca.
Por que outro motivo ela teria voltado tão cedo?
Qual teria sido a falha?
Ansiosa, Rachel entrou na sala de exames e encontrou a senhora, totalmente vestida, sentada em uma cadeira.
Percebendo o olhar de surpresa da médica, ela disse que não estava ali para um novo exame.
Viera para trazer um presente para ela.
E das profundezas de sua enorme bolsa, tirou um embrulho de papel encerado e colocou na mão de Rachel.
Eram quatro pequeninas flores roxas.
- São muscaris.
- falou a viúva
- Há mais de 40 anos, meu marido e eu temos plantado essas flores no jardim de nossa casa.
Elas renascem a cada primavera, sem falhar.
São o primeiro sinal de que a vida é mais forte do que o inverno.
E a senhora completou,
- No outono anterior, quando senti minha própria vida se retrair, não pensei no inverno, doutora.
Pensei na morte.
Lembrei-me dos muscaris e das outras flores do jardim, que retornam a cada primavera.
Pensei que nunca mais as veria.
Senti muito medo.
Quando a senhora me explicou sobre a ação do medicamento que estava me receitando, fiquei descrente.
A senhora é tão jovem.
Quase sessenta anos nos separam.
O que poderia a senhora saber?
Mas agora doutora, eu vim lhe agradecer.
Obrigada pela ajuda.
Obrigada por conseguir que eu visse outra primavera, que visse outra vez as minhas flores.
E saiu.
Rachel ficou com o pequeno ramalhete nas mãos.
Na sua mente, mil pensamentos começaram a bailar.
Os seus livros de farmacologia traziam explicações sobre o modo de ação do remédio que ela prescrevera e sua dosagem.
Rachel sabia que, aos 84 anos, um coração com problemas, responderia ao medicamento.
Os livros lhe tinham ensinado tudo o que ela precisava saber a respeito.
Só não haviam ensinado que o amor pela vida não é uma função do músculo cardíaco.

Nenhum comentário: