sábado, 20 de setembro de 2008

As sete lágrimas de um preto velho

Em um cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste Preto Velho, chorava।
De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei por que contei-as.
Foram sete.
Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei, fala meu Preto velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?
E ele suavemente respondeu:
estás vendo esta multidão que entra e sai?
As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber.
A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam.
A terceira distribui aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um de seu semelhante.
A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
Quinta, chega suave, tem riso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito, creio na Umbanda, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.
A sexta, eu dei aos fúteis que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscando aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse.
A sétima, filho, notas com foi grande e como deslizou pesada?
Foi a última lágrima, aquela que vive nos “olhos” de todos os Orixás.
Fiz doação dessas aos médiuns vaidosos, que só aparecem no centro em dia de festa e faltam as doutrinas.
Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esse todos que viste cair, uma a uma. As sete lágrimas de um Preto Velho.
autor desconhecido

Nenhum comentário: